Nos dias de hoje, diante de um mundo globalizado e muitas tecnologias, de fato somos beneficiados de inúmeras formas, porém, infelizmente nem todas essas tecnologias são benéficas, um exemplo dessas tecnologias: Os famosos “Vírus”.
Confira no artigo de hoje tudo sobre o vírus “Ransomware” e como proteger a sua empresa dessa ameaça super poderosa.
| O que é o Vírus Ransomware?
Ransom malware, ou ransomware, é um vírus criado por hackers que criptografa arquivos importantes da empresa em troca de um pagamento. As primeiras variantes do ransomware foram desenvolvidas no final da década de 1980, e o pagamento deveria ser enviado via correio tradicional. Hoje, os autores do ransomware demandam que o pagamento seja enviado via criptomoeda, ou seja, de forma que seja impossível rastrear o dinheiro. O pagamento do resgate pode variar de ¼ até 10 bitcoins ou seja: R$ 29.877,09
| Como se pega Ransomware?
Existem várias portas de entrada para o ransomware, as mais famosas são: Através de e-mails falsos. Esses e-mails podem incluir arquivos em anexo, como PDFs ou documentos do Word contendo o ransomware, ou, outro método popular de infecção, que atingiu seu pico em 2016, é a propaganda falsa. Ao navegar na web, mesmo em sites legítimos, os usuários podem ser direcionados para servidores criminosos sem precisarem clicar em um anúncio.
| Tipos de Ransomware
Existem dois tipos de ransomware:
- Ransomware Locker: impede que você acesse o equipamento infectado.
- Ransomware Crypto: impede que você acesse aos dados armazenados no equipamento infectado, geralmente usando criptografia. Além de infectar o equipamento o ransomware também costuma buscar outros dispositivos conectados, locais ou em rede, e criptografá-los também.
| Últimos ataques
- Província na Argentina tem 10 anos de dados sequestrados por ransomware
- Prosegur é alvo de ataque ransomware e precisa parar suas operações
- 400 mil sites fora do ar: ransomware sequestra servidores da SmarterASP.NET
| Como se proteger?
Para se proteger de ransomware você deve tomar os mesmos cuidados que toma para evitar outros vírus, como: manter o sistema operacional sempre atualizado e os programas instalados com todas as atualizações aplicadas; ter um bom antivírus instalado; ser cuidadoso ao clicar em links ou abrir arquivos, e o principal de tudo; fazer backups regularmente para proteger os seus arquivos.
0 comentário