Fala pessoal, tudo bem? Hoje vou explicar um assunto que muitas pessoas confundem ou tem dúvidas. Qual a diferença entre Banda, Latência e Tráfego de Rede!


Pra começar a gente precisa entender o que cada um significa… Então, o que significa Banda? Banda é a quantidade de dados que são transferidos na rede em um determinado período de tempo. Ao contratar um plano de internet com 10 Megas, você estará contratando um plano com “10 Mbp/s”, ou seja, 10 Megabytes por segundo poderão trafegar ao mesmo tempo na sua rede. Isso significa que quanto maior for a largura da banda, maior será a velocidade de uploads e downloads. Mas fiquem ligados, alguns planos de internet podem ter diferentes larguras de banda para upload e download. Os cabos utilizados na estrutura da rede também fazem toda a diferença, enquanto o Cabo Coaxial tem a capacidade de transmissão máxima de 20 Mbp/s, a fibra óptica tem capacidade de transmissão máxima de 10 Gbp/s.

Então beleza, mas e Latência, o que significa?

Latência é a medida de tempo que um pacote de dados demora para percorrer um trajeto do início ao fim entre dois pontos diferentes. Diferente da largura de banda, a latência é medida em milissegundos. Exemplificando a latência, pense numa transmissão ao vivo na TV. O repórter está na rua, aguardando perguntas dos apresentadores que estão em algum estúdio na sede, de repente se percebe claramente que o apresentador terminou de fazer uma pergunta e o repórter ainda não a recebeu no ponto completamente. Só depois de algum tempo termina a transmissão da pergunta e ele começa a responde-la. Isso é latência. Pensando nisso, a TED realiza o monitoramento 24h da latência das empresas visando manter a latência correta e sem oscilações que podem gerar perca de dados.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?
Powered by